sexta-feira, 28 de maio de 2010

História Custódio de Campos


A Escola de Educação Básica Professor Custódio de Campos neste ano completou seus 40 anos de história, e atende atualmente aproximadamente 760 alunos desde 1ª série do ensino fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
Recebeu este nome em homenagem ao professor Custódio de Campos. Este em sua carreira ocupou diversos cargos públicos: foi professor, lente catedrático, advogado e tradutor público. Membro da academia catarinense de letras, comissão catarinense do folclore, instituto histórico e geográfico de Santa Catarina, sindicato, jornalista e outros...
Esta escola iniciou suas funções com a criação do grupo escolar Custódio de Campos em 22 de abril de 1970, e passou a funcionar em 1º de março de 1970, tendo como primeiro diretor o Sr. José Arlindo Flack, atendendo alunos de 1ª a 4ª séries. No dia 10 de fevereiro de 1981, deu um grande passo, sendo transformada em escola básica.
No ano de 1985 criou-se o pré escolar, o qual funcionou até o ano de 2008. E em 05/05/1998, a direção juntamente com o apoio do grupo escolar e comunidade, foi criado o ensino médio, passando a funcionar em três períodos e atendendo um grande número de alunos.
Em 2009 obteve o premio de Escola Solidária, devido aos projetos Ambiente Reciclado, embelezamento dos muros e aulas de leitura, cujos objetivos são, despertar para consciência de preservação ambiental e escolar. Esses projetos são reconhecidos pelo MEC, UNESCO, UNDIME, CONSED e instituto faça parte.
E nosso lema é:
Como escola pública rumo ao terceiro milênio, devemos dar ênfase à ética e à cidadania, objetivando a formação global dos nossos alunos e estimulando novas competências e habilidades.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Relação de sites com diferentes atividades pedagógicas.

http://verdesmares.globo.com/saladeaula/noticias.asp?codigo=255813&modulo=857
http://www.dhnet.org.br/dados/cdrom/edh/passarela/olhar.htm
http://www.atividadeseducativas.com.br/
http://www.atividadeseducativas.net/
http://www.efdeportes.com/efd50/teatro1.htm
http://atividadeseducativas-trocandoideias.blogspot.com/
http://eatabuada.blogspot.com/

terça-feira, 18 de maio de 2010

O desenvolvimento da educação no Brasil.


Um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade como um dos principais pontos de partida, fato esse considerado meio que distante da realidade brasileira. Apesar disso, o Governo Federal, com o objetivo de melhorar a educação no Brasil, criou o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).
A principal finalidade do PDE é oferecer educação básica de qualidade a todos os indivíduos, realizando investimentos na educação profissional e superior, visto que apresentam uma relação íntima, envolvendo um trabalho em conjunto, no qual pais, alunos, professores e gestores visem o sucesso e a permanência do aluno na escola.
A própria LDB – 9394/96(Lei de Diretrizes e Base), sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso juntamente com o ministro da educação, Paulo Renato, em 1996, foi baseada no princípio do direito universal que rege a educação para todos, bem como uma série de mudanças voltadas para a garantia da educação básica.
Um país não progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso à, no mínimo, educação básica. A aprovação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) propiciou grande avanço no sistema de educação de nosso país, visando que a escola se torne um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão, dando mais vida e significado para os estudantes.
O PDE surgiu com várias intenções, uma delas foi a inclusão das metas de qualidade para a educação básica, fazendo parte destas, no sentido de contribuir para que escolas e secretarias de educação se organizem no atendimento aos alunos e, conseqüentemente, criem uma base sobre a qual as famílias possam se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade. O plano ainda prevê acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino, em busca de melhorar a educação no país.
Vale ressaltar que a evolução da educação no país requer a participação intensiva da sociedade e um plano de desenvolvimento para educação que deve ser mais que um projeto voltado para nível de governo federal, mas sim de todos os cidadãos que fazem parte da nação.
Educação é direito de todos e lutar por ela deve ser uma obrigação de todos os cidadãos. Um país precisa do seu povo como companheiro fiel na luta por melhores oportunidades e condições de vida, principalmente em busca da redução da taxa de analfabetismo, que segundo pesquisas tem apresentado uma queda constante, porém, ainda presente em grande número e em diversas regiões do país.
Por Elen Cristine M. Campos CaiadoGraduada em Pedagogia e FonoaudiologiaEquipe Brasil Escola

domingo, 16 de maio de 2010


Há pouco tempo os educadores do Brasil têm usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação1 em sala de aula. Através da mesma observa-se que dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação. Robson Moura